Quantcast
Channel: CBN - Mílton Jung » negócio
Viewing all articles
Browse latest Browse all 98

Até… 90% de desconto

$
0
0

 

Por Carlos Magno Gibrail

 

liquidacao_Fotor

 

O varejo brasileiro vinha lutando com custos de ocupação elevados, ao mesmo tempo em que necessitava acompanhar a expansão de novos centros para não perder mercado. Ou seja, reduziu sua margem e ainda precisou abrir novas lojas. Hoje, enfrenta uma liquidação que até agora não correspondeu. A Economia e a COPA contribuíram. As duas semanas que faltam para completar o mês de férias provavelmente também deixarão as vendas aquém do desejado. A não ser que haja mudanças de parte dos agentes do mercado.

 

É um bom momento para os lojistas, agentes protagonistas deste mercado reanalisarem as formas e os formatos de suas operações estratégicas de liquidação. Nesta era da valorização das marcas e da importância cada vez maior da credibilidade na relação com os clientes, é perceptível a intenção de camuflar as mensagens e o próprio sistema de liquidação. Exatamente em uma época em que a população, quer como cidadã, quer como consumidora, está num processo cultural de descrença e desconfiança.

 

O até… 50%, ou 60% , ou 70%, ou pior ainda 90%, é sob qualquer aspecto uma mensagem claramente de acobertamento. Todos já sabem que o até… 50% significa que apenas algumas poucas peças estarão com este desconto. E, quanto maior o desconto certamente a relação entre o desconto máximo e o mínimo será maior. Ao mesmo tempo, há uma generalização dos descontos progressivos na medida em que o tempo e o estoque vão se desenvolvendo. Aumenta o tempo, aumenta o desconto. Ora, o consumidor ficará esperando descontos maiores e a liquidação se estenderá.

 

Será que um sistema único de desconto percentual, sem progressão, não dará maior credibilidade à marca? Além de simplificar a leitura da mensagem de oferta? Que tal perguntar ao agente mais importante, sua excelência o consumidor?

 

Carlos Magno Gibrail é mestre em Administração, Organização e Recursos Humanos. Escreve no Blog do Milton Jung, às quartas-feiras.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 98

Latest Images





Latest Images